quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dicas de Economia Doméstica

Dicas de como maximizar sua renda e minimizar os custos mensais da sua família:

– Registrar numa planilha a receita mensal da família (ex.: salário)


– Registrar os gastos fixos e variáveis mensais.


– Planejar as compras com antecedência, fazer uma lista do que irá
comprar, pois assim, a dona de casa terá uma noção mais ampla do
que realmente necessita adquirir.


– Fazer menos compras possíveis no mês, ou seja, não fracionar
as compras. Pois assim se evita os maiores gastos com “mercadinhos”
menores e mais caros. E pesquisar os preços mais acessíveis.


– Não fazer compras de supermercado com fome, essa prática pode
induzir o consumidor a comprar mais.


– Economizar no consumo de água e luz, orientando a não deixar a
torneira aberta ao escovar os dentes, ao se ensaboar, ao lavar louça.
Para economizar nas contas de luz elétrica desligar aparelhos da tomada, evitar colocar o chuveiro na opção inverno, etc.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Boletim Focus - Bacen

O Boletim Focus é divulgado semanalmente pelo Bacen, ele apresenta expectativas de mercado utilizando como base índices como IPC, IPCA, IGP , taxas de câmbio e Selic, entre outros. Essas expectativas são realizadas para curto e médio prazo. E a análise é feita substancialmente numericamente e graficamente.

http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/R20110610.pdf

Cálculo de investimentos

Uma ferramenta muito útil disponibilizada pelo Banco Central, e que facilita a vida dos usuários é uma calculadora que calcula o montante final a ser retirado pelo investidor ao final do período.




Além disso há uma que calcula as correções monetárias pertinentes em diversas situações.


domingo, 12 de junho de 2011

Fatores importantes

Alguns fatores a serem considerados antes de se fazer um investimento são: Retorno e Risco. Estes podem ser calculados de diversas formas. Que serão apresentadas a seguir.


RETORNO – Em finanças, retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI), também chamado taxa de retorno (em inglês, rate of return ou ROR), taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido.


TIR – A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês IRR (Internal Rate of Return), é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos significa a taxa de retorno de um projeto.


CAPM – O Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (MPAF), mais conhecido mundialmente pela sigla em inglês CAPM (Capital Asset Pricing Model), é utilizado em finanças para determinar a taxa de retorno teórica apropriada de um determinado ativo em relação a uma carteira de mercado perfeitamente diversificada. O modelo leva em consideração a sensibilidade do ativo ao risco não-diversificável (também conhecido como risco sistêmico ou risco de mercado), representado pela variável conhecida como índice beta ou coeficiente beta (β), assim como o retorno esperado do mercado e o retorno esperado de um ativo teoricamente livre de riscos.


RISCO – O termo Risco é utilizado em administração, atuária, economia, direito e outras ciências, para designar o resultado objetivo da combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento, aleatório, futuro e que independa da vontade humana, e o impacto resultante caso ele ocorra. Para a ciência atuarial esse conceito pode ser ainda mais específico ao se classificar o risco como uma a probabilidade de ocorrência de um determinado evento que gere prejuízo econômico.


CALCULO DE RISCO – Cálculo de risco pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado em uma determinada aplicação financeira ou investimento realizado. Dessa forma, os investimentos podem ser classificados como de baixo, médio e alto risco. Geralmente, investimentos de baixo risco apresentam um maior nível de segurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor. Investimentos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais alto, mas com um grau muito maior de incerteza, podendo até mesmo trazer prejuízos aos investidores.


RISCO-PAÍSO risco-país é um conceito econômico-financeiro que diz respeito à possibilidade de que mudanças no ambiente de negócios de um determinado país impacte negativamente o valor dos ativos de indivíduos ou empresas estrangeiras naquele país, bem como os lucros, dividendos ou royalties que esperam obter dos investimentos que lá fizeram. No Brasil, este conceito amplo é frequentemente confundido com o Emerging Markets Bond Index (Índice de Títulos de Mercados Emergentes) ou EMBI+), calculado pela JPMorgan.



Elementos do sistema financeiro

SISTEMA FINANCEIRO – Em Finanças, denominar-se-á genericamente por sistema financeiro, qualquer estrutura que tenha como objetivo descrever a circulação do dinheiro em determinada organização.

BANCO –  Um banco é a instituição financeira que aceita depósitos e concede empréstimos. O banco tem por funções depositar capital em formas de poupança, emprestar dinheiro, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, etc.

MERCADO –  Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.

MOEDA – Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

DINHEIROO dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição. É também a unidade contábil. Seu uso pode ser implícito ou explícito, livre ou por coerção. Acredita-se que a origem da palavra remete à moeda portuguesa de mesmo nome (o dinheiro).

Tipos de investimentos

INVESTIMENTOEm economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros.

AÇÕESUma empresa tem seu capital social dividido em pequenas parcelas chamadas ações (AO 1945: acções) (também chamadas simplesmente de "Papéis") , que seria uma unidade de títulos emitidos por sociedades anônimas. Quando as ações são emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociados em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

TÍTULO DE CRÉDITODe maneira geral, denominam-se títulos de crédito os papéis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação específica de cada tipo ou espécie. A definição mais corrente para título de crédito, elaborado por Vivante, é "documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado". Os elementos fundamentais para se configurar o crédito decorrem da noção de confiança e tempo. A confiança é necessária, pois o crédito se assegura numa promessa de pagamento, e o tempo também, pois o sentido do crédito é, justamente, o pagamento futuro combinado, pois se fosse à vista, perderia a idéia de utilização para devolução posterior.

DERIVATIVOS – Derivativo é um contrato no qual se estabelecem pagamentos futuros, cujo montante é calculado com base no valor assumido por uma variável, tal como o preço de um outro ativo (e.g. uma ação ou commodity), a inflação acumulada no período, a taxa de câmbio, a taxa básica de juros ou qualquer outra variável dotada de significado econômico. Derivativos recebem esta denominação porque seu preço de compra e venda deriva do preço de outro ativo, denominado ativo-objecto.

DEBÊNTURES – Debênture é um título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condições constantes da escritura de emissão.

Tributação

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIAEm Direito tributário, legislação tributária se refere às leis referentes à definição de tributos, atribuição de responsabilidade tributária e à cobrança de tributos no país, incluindo a fiscalização e as penalidades para quem não cumpre a lei.


IMPOSTO DE RENDAO imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento é um imposto existente em vários países, em que cada pessoa ou empresa é obrigada a deduzir uma certa porcentagem de sua renda média anual para o governo federal. Esta porcentagem pode variar de acordo com a renda média anual, ou pode ser fixa em uma dada porcentagem.


EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIONa doutrina tributária brasileira, empréstimo compulsório é considerado um tributo, e consiste na tomada compulsória de certa quantidade em dinheiro do contribuinte a título de "empréstimo", para que este o resgate em certo prazo, conforme as determinações estabelecidas por lei.

Alguns conceitos contábeis importantes

ATIVO – Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.

PASSIVOEm contabilidade, o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinade entidade. O passivo é a coluna da direita em um balanço patrimonialO passivo é um recurso controlado por uma entidade e um acontecimento passado e do qual se esperam que fluam benefícios econômicos no futuro, cuja liquidação se espera um ex-fluxo de recursos.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O que é: Economia, Contabilidade, Administração e Finanças?

ECONOMIAA Economia, ou atividade econômica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego, oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administração da casa".

CONTABILIDADE – Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

ADMINISTRAÇÃOA administração, também chamada gerenciamento(português brasileiro) ou gestão(português europeu) de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, uma Entidade Social de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum, estabelecido pela a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

FINANÇAS – Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, tanto dentro de uma nação quanto no mercado internacional, também é conhecido como finanças.

Dicas de Finanças Pessoais

Esse vídeo, produzido pelo canal Geração de Valor, nos dá uma ideia de como as pessoas veem as suas finanças e nos mostra uma alternativa mais eficiente pra lidarmos com o dinheiro.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Apresentação

O Professor Financeiro falará a respeito de finanças, economia, investimentos, entre outros temas relacionados à área financeira. Pretende tirar as principais dúvidas dos leitores sobre Imposto de Renda, que é algo comum no cotidiano de toda a população. 
Espero que todos os leitores gostem do blog, e que por meio deste se informem melhor.